-
Arquitetos: Parqur
- Área: 350 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Francisco Ruivo, Filipe Brandão
-
Fabricantes: Adopen Plastics Industry, AutoDesk, Gresart, Ofa, Proteu Solutions, Robbialac, Sanindusa, TiEmme elettronica, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada numa pequena povoação, o projeto “Casa de Airães” assentou em dois momentos essenciais: a) A definição programática adaptada à construção existente (uma casa rural do Século XIX) e b) A materialidade pretendida para a execução do programa, sem desvirtuar o essencial do existente, reinterpretando-o. A intervenção foi delicada, com especial sensibilidade à memória existente do lugar e a sua relação profunda com os donos de obra e as suas intenções para com o futuro espaço.
Nesse sentido, dada a implantação e tipologia do edifício, e num processo de diálogo constante, os espaços destinados às cortes (o corpo horizontal de 1 piso que acompanha a cota da rua na sua quase totalidade) foram adaptados e projetados para servirem de apoio à habitação, com garagem, lavandaria e um quarto, e um zona de apoio e arrumos. Na casa principal, optou-se pela colocação da zona social no piso inferior, com salas, cozinha e um quarto, e uma zona mais reservada no piso superior, com um espaço de trabalho e um quarto.
No objetivo do não desvirtuamento da nobreza e caráter tipológico do edifício, foi decidido despir as paredes exteriores do reboco existente, assumindo e corrigindo o aparelho de pedra estrutural. A opção pela madeira como elemento predominante, na estrutura e nos acabamentos interiores complementaram essa intenção, contribuindo para um trabalho final de qualidade, integrado, e respeitador da memória do lugar.